A trilha de Moreré a Ponta dos Castelhanos é uma das mais procuradas por quem visita a Ilha de Boipeba. E não é para menos: tanto a Praia de Moreré quanto a Ponta dos Castelhanos possuem paisagens incríveis, e nada mais justo do que conhecer os dois lugares.
Mas o que, afinal, espera pelos turistas nessa trilha? E como percorrê-la da forma mais segura possível?
A gente explica na leitura a seguir!
Como é a trilha de Moreré a Ponta dos Castelhanos
A trilha é repleta de agradáveis surpresas visuais e sensoriais, a começar pelo seu belo mar verde cristalino, somando-se a isto, uma vegetação belíssima de coqueiros e amendoeiras debruçadas ao mar.
Seu início, por exemplo, saindo de Moreré, é um corredor de árvores frutíferas e ramos repletos de flores que, depois de percorrido por algum tempo, se abre abruptamente para uma área de praia, onde é possível começar a apreciar o mar de Bainema.
Em seguida, percorrido esse outro trecho pela faixa de areia, o cenário litorâneo dá lugar ao rico cenário do mangue, no qual é possível observar muitas raízes expostas, caranguejos e, quem sabe, encontrar um marisqueiro na lida do dia a dia, de maneira a contemplar bem de perto a cultura local.
Do mangue, chega-se diretamente ao rio por onde é preciso pegar um barco que finalmente te deixará em seu destino final, a linda Praia da Ponta dos Castelhanos.
A trilha entre Moreré e Ponta dos Castelhanos dura aproximadamente 2 horas. Para o retorno, é indicado utilizar um barco que faça o trajeto direto até Moreré ou até Boca da Barra em razão da variação da maré. E por falar em maré, vale lembrar que essa deve ser realizada com a mesma baixa.
Faça a trilha Moreré-Castelhanos com um guia
Como mencionado acima, o percurso não é tão curto como muitos turistas imaginam, além de ser complexo em alguns trechos.
Mas esse não é o principal motivo pelo qual um guia deve te acompanhar durante sua trilha saindo de Moreré com destino à Ponta dos Castelhanos. Fique atento aos motivos que tornam tão importante o acompanhamento desse profissional:
A maré
Rio e mar trabalham juntos para compor as paisagens e a aventura como um todo, algo que certamente você encontrará pelo caminho.
Por isso, deve-se prestar total atenção à maré. E uma vez que esse não é necessariamente um assunto do qual a maioria dos turistas entende, é bom contar com um guia que conheça, não só a região, mas também o comportamento da maré em si.
O risco de se perder
Muitas pessoas decidem fazer o trajeto por conta própria e acabam se perdendo, principalmente no mangue.
Há momentos em que somente quem realmente conhece o local sabe qual caminho precisa ser seguido, de modo a chegar tranquilamente na Ponta de Castelhanos.
A necessidade de um barco
Uma vez estando no mangue, e já começando a adentrar o rio, é preciso fazer um curto percurso de barco, até chegar à Ponta dos Castelhanos propriamente dita. Para que não seja necessário uma travessia à nado, o guia já deixará uma embarcação no ponto certo para realizar a travessia confortavelmente.
Viva a aventura da trilha de Moreré a Ponta dos Castelhanos
Com um guia da Bahia Terra Turismo você poderá viver toda essa experiência de forma completa e segura, sem se preocupar com o trajeto.
Comentários