Surf em Boipeba: sim, é possível e vale a pena
- Márcio Torres
- 12 de mar.
- 4 min de leitura
Você sabia que além de praias genuinamente paradisíacas, recheadas de vegetação intocada e mar cristalino, o surf em Boipeba é possível? A ilha também pode ser um paraíso para quem está sempre em busca da onda perfeita.
Escrevemos este artigo para que você não seja surpreendido com ondas perfeitas por lá durante sua viagem de inverno e acabe de “calças curtas”, sem os equipamentos necessários para a prática do surf ou bodyboarding.
Para que isso não aconteça, saiba tudo sobre as ondas e o surf na ilha, a melhor época do ano, a direção dos swells, melhores picos e também sobre a escola de surf que existe por lá, para quem deseja aproveitar a viagem e dar os primeiros passos no esporte.
Enfim, surfar em Boipeba pode ser uma excelente atividade de lazer na ilha, um esporte que proporciona contato íntimo com o mar e toda a natureza que compõem as suas praias.

Melhor época do ano para a prática do surf em Boipeba
Como todos os destinos de surf na Bahia, a Ilha de Boipeba costuma receber ondulações entre as estações de outono e inverno, ou seja, mais ou menos entre abril e novembro.
Mas a ilha possui algumas peculiaridades, então não basta estar lá na baixa temporada para ter a certeza que pegará boas ondas. É preciso também se ligar na melhor direção dos swells e nos picos com bom potencial.
Direção ideal dos swells em Boipeba
Assim como no Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé inteira e praticamente em toda a Costa do Dendê, a melhor direção de swells para a Ilha de Boipeba é a Leste. Ou seja, isso significa que as praias da ilha estão voltadas para o nascer do sol, sendo que as ondulações que melhor encaixam na por lá são oriundas da direção do astro-rei, quando o mesmo se levanta trazendo a luz da manhã.
O detalhe é que swells de Leste não são tão constantes no outono/inverno como os swells de Sul e Sudeste. Por isso, é preciso um estudo nos gráficos de previsão das ondas para saber quando entrará a ondulação certa na ilha, ou realmente dar sorte de na data da sua viagem, entrar uma boa ondulação da direção Leste.
3 melhores picos de surf em Boipeba
Apesar de não receber ondulações de grande porte e suas ondas serem relativamente raras, alguns picos proporcionam boas ondas nos dias certos do ano, saiba mais sobre elas:
1. Pico da Boca da Barra

Certamente, não é mais segredo de ninguém, a melhor onda da Ilha de Boipeba é o pico da Boca da Barra. Ou melhor, é na foz do Rio do Inferno que rompem direitas longas e esquerdas mais curtas, com uma perfeição de dar inveja em picos internacionais.
Nas melhores e maiores ondulações, a direita proporciona longas sessões de tubos e manobras, permitindo que os surfistas atravessem a boca do rio surfando apenas uma onda, ou seja, aproximadamente 100 a 150 metros de extensão. Já a esquerda, é uma onda mais curta, mas que também tem seus dias de gala.
Na maré baixa, sessões de tubos, na maré alta, paredes cheias e fortes que proporcionam muitas manobras. Além disso, a brisa sudeste de até 15 km/h atua como vento terral, penteando lindamente as ondas e as tornando ainda mais perfeitas e tubulares.
Quanto ao tamanho, pode chegar até 6 pés em raros swells, já os dias com 3 a 4 pés são bem constantes e acontecem com frequência entre abril e outubro. Vale destacar também o visual no fundo por trás da onda, uma linda moldura de Mata Atlântica que muito se parece com os point breaks de Sumatra, das Ilhas Mentawaii e outros picos da Indonésia, realmente muito especial!
Mas é preciso saber que essa onda não é para iniciantes, pois quebra com força e tem a presença de forte correnteza causada pela foz do Rio do Inferno, que pelo nome, já diz muita coisa, não é mesmo?
2. Pico da Praia da Cueira

A Praia da Cueira é uma das únicas que possui longa extensão de fundo de areia na ilha, que em sua maioria, é recheada de recifes de corais. E isso significa que por possuir um mar mais aberto, costuma receber ondulações em seu beach break, com formação de ondas em múltiplos picos.
Trocando em miúdos, é uma praia com ondas relativamente fracas, lentas e cheias, excelentes para quem está dando os primeiros passos no surf. Somente em dias com ondas realmente muito grandes, que a Praia da Cueira pode se tornar um pico mais perigoso para os aprendizes.
Vale lembrar que o visual dessa praia é cinematográfico, sendo toda ela emoldurada por um vasto coqueiral centenário, um cenário espetacular que poderá ser desfrutado dentro d’água.

Escola de surf em Boipeba
Por toda essa condição natural, ela foi escolhida por surfistas locais para sediar a Cueira Surf School, a escola de surf da Ilha de Boipeba. Trata-se de um projeto que proporciona aulas avulsas e/ou mensais, para todos os níveis e idades, ou seja, desde os mais tenros aprendizes, aos idosos mais jovens de mente.
A equipe de professores é composta por surfistas locais com boa experiência e conhecimentos, tanto do surf, quanto da natureza local. Assim, as aulas se desenvolvem de maneira lúdica e saudável, tendo a segurança como peça central.
3. Pico da Praia de Bainema

A Praia de Bainema possui aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão e assim como a Praia da Cueira, apresenta longa extensão de fundos de areia. Assim sendo, também proporciona ondas estilo beach break com formação de múltiplos picos.
O fato de ser uma das praias mais isoladas da ilha, faz com que suas ondas quebrem solitárias nos melhores dias do ano, valendo lembrar que o crowd local não passa de 15 surfistas.
Bainema costuma receber ondulações maiores que a Cueira, com mais força e arrebentação mais longa. Por isso, exige uma perícia maior por parte dos praticantes.
Gostou de saber sobre o surf em Boipeba? Pois a ilha também proporciona ótimas condições de vento para os velejadores. Assim sendo, saiba também sobre a prática do windsurf em Boipeba, um esporte que é pura liberdade e que costuma proporcionar paisagens e ângulos inesquecíveis dessa ilha tão especial!
Comments