top of page

Roteiro Boipeba e Barra Grande: 7 dias inesquecíveis

Que tal fazer uma viagem incrível com destino a dois lugares paradisíacos na Bahia? Este roteiro de Boipeba e Barra Grande foi elaborado para que você saiba como ir de um ao outro e descobrir tudo que pode fazer em ambos!

Boipeba é uma ilha belíssima e pouco conhecida, repleta de paisagens fantásticas e atividades aventureiras. Portanto, há muito o que fazer neste lugar incrível.

Barra Grande, apesar de sua popularidade, ainda consegue manter suas praias relativamente preservadas e tranquilas. Lá você encontrará paisagens deslumbrantes, piscinas naturais surpreendentes e uma variedade de atividades.

Continue lendo para saber mais!

Imagem aérea Praia da Ponta dos Castelhanos em Boipeba
Praia da Ponta dos Castelhanos em Boipeba: uma das mais belas do Brasil

Conheça o Roteiro Boipeba e Barra Grande

1° dia: chegando em Boipeba

A chegada na ilha pode acontecer próximo das 14h, a depender do transfer escolhido para o deslocamento. Então, passar a tarde em alguma praia próxima da sua pousada, como a Praia da Boca da Barra e a Praia de Outeiro, é uma ótima forma de relaxar após a viagem.

Quando começar a escurecer, dirija-se à Praia da Boca da Barra, se ela não tiver sido sua praia de escolha, já que é o melhor lugar da ilha para assistir ao espetacular pôr do sol.

Pôr do sol na Praia da Boca da Barra em Boipeba
Pôr do sol especial na Praia da Boca da Barra em Boipeba

Após presenciar o belíssimo entardecer, você pode passear pelas charmosas ruas de pedra da Velha Boipeba e jantar em algum dos muitos estabelecimentos da Praça Santo Antônio e arredores, ou sentar-se em uma das mesas no gramado da praça. As barracas no local oferecem pastéis, crepes, acarajé e outras delícias, além de artesanatos incríveis para levar para casa.

Depois, você pode visitar a Igreja do Divino Espírito Santo e admirar a beleza de sua arquitetura neoclássica devido às modificações que sofreu nos séculos seguintes à sua construção. Este é o monumento histórico mais importante da ilha, construído pelos jesuítas em 1616, e observá-lo é uma experiência imperdível.

2° dia: passeio “Volta à Ilha de Boipeba”

No segundo dia do roteiro em Boipeba e Barra Grande, já é possível aproveitar toda a manhã e tarde. Por isso, o itinerário de atividades é mais variado. 

Você pode começar o seu dia com um café da manhã delicioso na pousada onde estiver hospedado e dirigir-se à Praia da Boca da Barra. O Passeio Volta à Ilha é uma excelente escolha para explorar todo o litoral e povoados de Boipeba.

O passeio começa nas piscinas naturais de Moreré, com suas águas mornas, cristalinas e cheias de corais coloridos e variadas espécies de animais marinhos. Em seguida, você visitará o vilarejo de Moreré e depois a Ponta dos Castelhanos

Piscinas naturais de Moreré - Boipeba
Piscinas naturais de Moreré - Boipeba

O almoço será no povoado de São Sebastião, também conhecido como “Cova da Onça”, que possui uma culinária rica em cultura africana e tupinambá. A comida é preparada com temperos locais e frutos-do-mar frescos, criando uma variedade de sabores e texturas deliciosas. E a moqueca de camarão com banana-da-terra é uma experiência imperdível, sendo uma das especialidades da ilha.

De lá o passeio segue pelos manguezais do Rio do Inferno em direção ao povoado de Canavieiras, onde você poderá degustar ostras frescas cultivadas ali. A lancha retorna no final da tarde, proporcionando o belíssimo pôr do sol de Boipeba.

3° dia: conhecendo as praias de Boipeba

Com mais tempo livre, no terceiro dia do roteiro de Boipeba e Barra Grande você pode escolher entre diversas opções de passeios ou aproveitar as praias locais.

Magnífico coqueiral na Praia da Cueira - Boipeba
Magnífico coqueiral na Praia da Cueira - Boipeba

Pela manhã, caminhar pelas praias é uma ótima atividade para conhecer a ilha e se divertir com liberdade para fazer tudo no seu tempo. A praia de Outeiro e das Pedrinhas são extensões da praia da Boca da Barra, e possui uma pequena trilha por dentro da Mata Atlântica que é uma beleza”

A praia de Tassimirim apresenta águas calmas e cristalinas, ao mesmo tempo que belas amendoeiras em meio ao coqueiral que emoldura a longa faixa de areia macia. Piscinas naturais se formam nos recifes durante a maré baixa, onde mergulhos com snorkel são frequentes devido à rica vida marinha ali presente. 

Por lá você pode aproveitar a Barraca Tassimirim, que além de super aconchegante e integrada à natureza local, serve frutos-do-mar e comidas típicas como bobó de camarão, moquecas e peixe frito.

A paisagem de Cueira é tão bela que a torna facilmente uma das praias mais bonitas da Bahia. As águas do mar são calmas e variam entre tons de azul e verde, contrastando com a areia branca e vegetação verde permeada de coqueiros e amendoeiras gigantes. 

Ela fica localizada nas proximidades da Velha Boipeba, perto também de Tassimirim e da Boca da Barra, e é onde fica uma das sensações da ilha, o restaurante Guido da Lagosta.

Outra opção é o passeio para Garapuá, localizada na ilha vizinha de Tinharé, onde se pode desfrutar da tranquilidade da praia, das águas cristalinas repletas de vida marinha que são cercadas por manguezais e também da Mata Atlântica preservada.

4° dia: rumo a Barra Grande

Antes de partir para Barra Grande, aproveite a última manhã em Boipeba curtindo o mar ou algum restaurante delicioso. Este roteiro de Barra Grande e Boipeba foi planejado justamente para te guiar de um lugar ao outro da melhor forma possível.

O transfer semi-privativo é a melhor forma de ir da ilha de Boipeba para Barra Grande em grande conforto. Partindo da pousada, um colaborador da Bahia Terra Turismo te ajudará com o transporte das suas bagagens até o píer da Boca da Barra para embarcar na lancha.

Lancha retornando de Barra Grande para Camamu
Lancha retornando de Barra Grande para Camamu

Chegando ao Terminal Graciosa, um carro privativo estará lhe aguardando para ir até Camamu, onde uma lancha rápida com destino à Barra Grande te espera. O caminho é repleto de cenários deslumbrantes criados pelos mágicos manguezais espalhados pelo rio e várias espécies de aves voando ao seu redor.

Assim que chegar em Barra Grande e se instalar em sua hospedagem, você pode aproveitar o entardecer assistindo ao pôr do sol incrível na praia e depois jantar em algum restaurante da Praça da Tainha, ou mesmo frequentar algum dos diversos eventos e festas que acontecem por lá com frequência.

5° dia: Taipu de Fora e suas piscinas naturais

Mas cristalino nas piscinas naturais de Taiú de Fora
Mas cristalino nas piscinas naturais de Taiú de Fora - Barra Grande

O primeiro dia livre em Barra Grande é ideal para visitar a Praia de Taipu de Fora e suas deslumbrantes piscinas naturais. Com águas cristalinas e tranquilas, esta praia oferece ótima infraestrutura, incluindo restaurantes rústicos e hospedagens próximas ao mar.

Além de um cenário espetacular, as piscinas naturais de Taipu de Fora ainda ficam localizadas próximo à faixa de areia, então não é necessário pegar uma embarcação para acessá-las como em muitas outras piscinas naturais. Elas também são perfeitas para mergulhos com snorkel, onde você pode observar os peixinhos coloridos bem de pertinho.

6° dia: passeio para as ilhas de Camamu

No segundo dia livre em Barra Grande, é possível aproveitar a própria praia principal da região, que possui ótimos quiosques e restaurantes, assim como uma extensão de areia própria para caminhada. As pedras ao longo da praia também formam piscinas naturais na maré baixa, e o contraste delas com a vegetação ao redor formam uma paisagem simplesmente fantástica.

A paradisíaca Ilha do Goió em Barra Grande
A paradisíaca Ilha do Goió em Barra Grande

Este também é um ótimo dia para fazer algum passeio disponível em Barra Grande, como o passeio de lancha que te leva para visitar as ilhas paradisíacas localizadas na Baía de Camamu. E ainda explora o preservado manguezal da região, estacionando a lancha debaixo da Cachoeira do Tremembé. Tomar banho de cachoeira sentado na proa da lancha é, certamente, uma experiência única!

Ele também visita ilhas como a Grande, Goió e a Pedra Furada, sendo esta última repleta de formações rochosas que espalham-se pela praia, dando-lhe um visual fantástico.

Outra opção incrível é a Ponta do Mutá, ponta da Península de Maraú, uma praia belíssima que lembra as ilhas da Indonésia, com coqueiros e mata preservada, além de mar calmo e cristalino, perfeito para descansar. E o pôr do sol é um espetáculo à parte, com sua explosão de cores no céu encerrando o dia perfeitamente. 

7° dia: retorno para Boipeba

No último dia, é hora de retornar à Boipeba e seguir viagem até seu destino, que geralmente é Salvador, devido ao aeroporto da cidade. 

Certifique-se de organizar bem os horários para que tudo ocorra como planejado e não haja nenhuma frustração. E se precisar de ajuda para isso ou para reservar qualquer um dos passeios, pode contar com a equipe da Bahia Terra Turismo disponível pelo WhatsApp.

Se gostou desse roteiro de Boipeba e Barra Grande, confira também o roteiro Morro de São Paulo, Boipeba e Barra Grande, com dicas sobre a melhor forma de chegar a esses destinos turísticos incríveis da Bahia e tudo que eles têm a oferecer!

423 visualizações0 comentário

Comments


423 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Roteiro Boipeba e Barra Grande: 7 dias inesquecíveis

30/09/24

bottom of page