Quem vem para a Bahia geralmente quer que paisagens incríveis façam parte da viagem. E, se esse também é o seu objetivo, viajar para Boipeba e conhecer especificamente a Praia da Cueira sem dúvidas será sua melhor escolha!
Mas como chegar a essa praia paradisíaca e o que ela realmente tem a oferecer?
Você encontrará todas as respostas a seguir!
Onde fica a Praia da Cueira, exatamente?
Pergunte sobre a Cueira a qualquer morador ou a qualquer turista que já esteve por aqui e teve a chance de conhecer bem a Ilha de Boipeba, e ele certamente lhe dirá que essa praia está entre as mais bonitas de toda a Bahia.
Há, inclusive, quem diga que sua paisagem, formada por um mar calmo que mescla o azul e o verde, areia branca e muitos coqueiros, fazem do local um dos mais bonitos do próprio nordeste.
E esse paraíso, para a sorte de todos, fica nas proximidades da Velha Boipeba, pertinho da Boca da Barra e Tassimirim, outras praias famosas na região.
Vale lembrar que Morro de São Paulo e Boipeba são locais diferentes, não sendo raro que os viajantes façam pequenas confusões ao se referirem a eles.
Nesse artigo, vamos lhe explicar sobre como chegar à Praia da Cueira considerando que você já esteja aqui, em Boipeba.
Como chegar à Praia da Cueira?
Existem basicamente duas formas de chegar na Praia da Cueira: a pé, ou de quadriciclo.
Veja, abaixo, algumas características de cada uma dessas opções:
Como ir para a Praia da Cueira a pé?
Para fazer o trajeto caminhando, basta ter a Boca da Barra como praia de partida: no final dela há uma trilha bem sinalizada, por meio da qual se deve andar de 10 a 15 minutos até chegar à praia de Tassimirim.
A partir daí, é só seguir pela areia até chegar à Cueira.
O trajeto completo, desde o ponto de partida, dura cerca de 30 minutos.
Há, também, a opção de seguir caminho por uma fazenda, deixando a caminhada um pouco mais curta. Mas, nesse caso, é interessante contar com o auxílio de um guia que conheça bem o caminho.
Vale ressaltar que os guias de Boipeba são verdadeiros guardiões das histórias sobre a ilha e podem contar muitas delas, o que enriquecerá ainda mais o passeio.
Como ir para a Praia da Cueira de quadriciclo?
Se você não está muito a fim de andar, ou se está com crianças, pode optar por fazer o trajeto de quadriciclo. Essa opção também lhe permitirá apreciar as belas paisagens que oferecemos, mas com uma dose a mais de aventura.
Todos os quadriciclos com destino à Praia da Cueira saem da Velha Boipeba, levam no máximo duas pessoas, e possuem passagem a partir de R$12,50. Portanto, caso esteja em grupo, será preciso solicitar mais de um.
A boa notícia é que aqui na ilha você encontrará facilidade para pagamento em diversos serviços, incluindo o dos quadriciclos: os motoristas aceitam até mesmo Pix!
Mas, atenção: o sinal de celular pode ser fraco, para algumas operadoras, sendo que a Vivo é a que possui melhor sinal atualmente. Se você utiliza outra operadora, nossa dica é que utilize o bom e velho dinheiro em espécie.
O que fazer enquanto estiver nesse paraíso
Entre os pontos positivos sobre a Praia da Cueira está o fato de que ela atende bem diversos tipos de visitantes: tanto os que querem um cantinho sossegado, quantos os que querem encontrar um lugar um pouco mais agitado, para comer, beber e interagir com outras pessoas.
Abaixo estão 4 dicas do que você pode fazer quando chegar:
1. Aproveitar as opções gastronômicas
Inúmeros turistas que chegam por aqui desejam visitar a Praia da Cueira para conhecer o famoso Restaurante Guido da Lagosta, mas ele não é a única opção gastronômica da praia (embora seja uma das opções mais procuradas).
Vale ressaltar, inclusive, que muitos turistas da vizinha Morro de São Paulo param ali diariamente, o que pode deixar o comecinho da praia um pouco movimentado, e o restaurante cheio. Se isso acontecer, quando você vier fazer sua visita, não se preocupe!
Recentemente foi inaugurado o Ority Praia Bar, um lugar excepcional para passar o dia. Serviço de primeira, gastronomia fantástica e muito conforto na praia da Cueira, sem contar o visual onde está inserido.
Aproveite para conhecer o Pastel da Carol (principalmente no que diz respeito aos pastéis de frutos-do-mar) e Cabana Sabor Tropical, por exemplo.
O atendimento e os sabores nesses estabelecimentos também são ótimos!
2. Nadar
A água calma e de temperatura agradável é um verdadeiro convite, e seria injusto, com você mesmo, fazer o trajeto até ali e não aproveitar um banho de mar, não é mesmo?
A Praia da Cueira é perfeita para quem gosta de nadar, por não ter ondas fortes, e também para quem está com crianças, devido a sua calmaria. Então, aproveite!
3. Escolher um cantinho sossegado para chamar de seu
O começo da praia tende a ser mais movimentado, por conta dos restaurantes. Mas eis uma dica valiosa: quanto mais você continuar sua caminhada, menos pessoas encontrará.
Se você gosta daquele clima de praia deserta, sem muvuca e com uma paisagem incrível, dê uns passos a mais e com certeza encontrará seu cantinho sossegado.
4. Continuar explorando a praia e seus arredores
Nossa dica é que, quando vier à Ilha de Boipeba, você explore o máximo que puder, e isso também diz respeito à Praia da Cueira.
Após uma boa refeição, ou mesmo depois de ter encontrado seu cantinho para apreciar a beleza local, continue sua caminhada até o final da praia e se surpreenda ao encontrar o Rio do Oritibe ali, casando com o mar.
E fica aqui uma dica extra: na maré baixa, é possível atravessar o rio e chegar a Moreré, outra praia famosa aqui da região.
A Bahia Terra Turismo lhe ajuda com a sua viagem
Viu como é simples chegar à Praia da Cueira, estando na Ilha de Boipeba, e aproveitar tudo o que ela tem para oferecer?
Trata-se de um passeio que pode durar facilmente o dia todo, e ainda deixar um “gostinho de quero mais” na hora de ir embora.
E você pode começar a se programar agora mesmo, com a ajuda da Bahia Terra Turismo, empresa focada em fazer sua viagem para a Bahia ser inesquecível.
Não importa se você precisa de transfer, passeios ou apenas alguma informação, estamos prontos para lhe ajudar.
Fale agora mesmo com a Bahia Terra Turismo e comece a planejar a viagem da sua vida!
Comments