As piscinas naturais de Moreré são ideais para quem busca sossego e curtir o mar em um ambiente único.
Que Boipeba tem ótimos passeios, todo mundo já sabe. Porém, um deles se destaca, já que é para uma das praias mais procuradas de toda a ilha. Estamos falando de Moreré, um vilarejo de quase 300 moradores, que oferece muitos encantos para seus visitantes.
Localizado entre as praias da Cueira e Bainema, Moreré, apesar de ser altamente procurada, tem como público-alvo, famílias ou grupos de turistas que querem, curtir o clima e belezas naturais, desfrutar de suas águas e degustar algumas das suas delícias gastronômicas.
Piscinas naturais de Moreré
Mesmo sendo uma praia “completa”, pois nela encontram-se várias pousadas, barracas e outros tipos de comércio, o maior atrativo de Moreré são suas piscinas naturais. Em função disso, é comum a prática de mergulho esportivo ou andar de caiaque e stand up.
Deve-se ressaltar que, para chegar às piscinas naturais de Moreré, é preciso tomar uma lancha ou um barco, pois elas estão em alto-mar. Na maré baixa, elas se formam ao redor de recifes, onde há peixes de várias espécies. E por aqui, como nas outras praias de Boipeba, suas águas são muito calmas.
Para ter uma experiência ainda mais completa, a dica é realizar o mergulho esportivo. Desta forma, você pode ter contato com a rica vida marinha de Moreré.
Outro diferencial das piscinas naturais de Moreré são os bares flutuantes que costumam se instalar em alto mar. Eles oferecem deliciosos drinks, bebidas e petiscos para você aproveitar ainda mais o seu passeio.
Outras atrações de Moreré
Caminhada
Apesar de as piscinas naturais serem o seu “carro-chefe”, a praia também possui outras opções. Para começar, podemos listar a própria praia, que possui uma longa faixa de areia, com paisagens diferentes à medida que você vai andando por ela. Por este motivo, Moreré é bastante procurada por quem gosta de fazer caminhadas.
Culinária
Para quem gosta de turismo gastronômico, Moreré tem diversas barracas e restaurantes, que servem tanto comidas típicas, quanto de outros locais do Brasil. Um prato local que você não pode sair de lá sem pedir é a moqueca de camarão com banana da terra.
Outro detalhe interessante é o estilo rústico que todos estes empreendimentos têm, o que ressalta ainda mais a identidade do local. A praia, as piscinas naturais e o perfil da população local fazem que Moreré faça jus à definição de “vilarejo” ou de “lugar paradisíaco”.
Cultura
A praia de Moreré tem um perfil bastante simples. Todas as ruas são de areia, com casas baixas, o que lembra logo de cara um povoado pequeno. Para quem é religioso, ou simplesmente goste de explorar a cultura do local, é obrigatória a ida até a pequena Igreja de São Pedro.
Como chegar nas piscinas naturais Moreré?
Caso esteja na Praia da Cueira, é necessário atravessar o Rio Oritibe. Em caso de maré baixa, é possível percorrer o trajeto a pé. Neste caso, é aconselhado estar com um calçado reforçado. Entretanto, durante a maré alta, as opções são jangada ou barco.
Depois, é só ir andando até a vila e conversar com um barqueiro para levar você até as piscinas naturais, mas lembre-se que dependerá da maré.
Por outro lado, se estiver na Velha Boipeba, você pode pegar um trator ou quadriciclo para chegar à Vila de Moreré e daí, pegar um barco até as piscinas naturais.
Porém, se você não quer trabalho para chegar e apenas quer desfrutar o lugar, também há passeios para as piscinas naturais de Moreré que saem de Boca da Barra. Os horários dos passeios são organizados conforme a maré, para você aproveitar ao máximo as piscinas naturais.
Quer saber mais? Entre em contato com a Bahia Terra Turismo e confira todos os detalhes!
Comments