Com belezas naturais de tirar o fôlego, a Bahia é a viagem dos sonhos de muitos brasileiros, assim como de estrangeiros que vêm para o país só para conhecê-la.

Florestas de Mata Atlântica, cachoeiras imponentes e praias paradisíacas são algumas das paisagens que compõem a região, sem contar as piscinas naturais da Bahia, que proporcionam águas transparentes e repletas de peixinhos para observar durante os mergulhos.
Por esta razão, separamos 9 piscinas naturais na Bahia para quem deseja curtir mergulhos deliciosos em águas calmas e cristalinas!
1. Quarta Praia - Morro de São Paulo: piscinas naturais na Bahia de fácil acesso

A Quarta Praia de Morro de São Paulo possui 4 km revestidos de areia branca, coqueirais, mata atlântica, além de um mar cristalino e muitas piscinas naturais que se formam durante a maré baixa por toda a sua extensão, bem próximas à beira-mar.
É o cenário perfeito para relaxar ou se aventurar em mergulhos com snorkel para a observação de peixinhos coloridos.
Existem alguns restaurantes à beira-mar ao longo da faixa de areia que servem comidas típicas e tropicais, mas a praia é consideravelmente tranquila, ideal para quem deseja espairecer ou viajar com crianças pequenas.
2. Praia do Espelho - Trancoso: belas paisagens dentro e fora da água
A Praia do Espelho, localizada em Trancoso, é muito popular entre turistas que visitam o Litoral Sul da Bahia.

Durante a maré baixa, piscinas naturais se formam ao redor de falésias naturais que variam em tons de bege, ocre, vermelho e rosa, criando um efeito espelhado ao refletir o céu sob a luz do sol.
Este fenômeno é o que nomeia a praia, já que as piscinas se tornam tão reflexivas quanto um espelho, especialmente durante a lua cheia e a lua nova.
Um mergulho em suas águas é uma experiência imperdível, especialmente pela paisagem deslumbrante de falésias coloridas e coqueirais cercando a praia.
A praia ainda proporciona diversas pousadas e restaurantes confortáveis, no melhor estilo pé na areia, além de casas de aluguel localizadas em um condomínio situado próximo às falésias.
3. Parque Marinho de Recife de Fora - Porto Seguro: umas das melhores piscinas naturais da Bahia

Localizado a aproximadamente 9 km do centro de Porto Seguro, o Parque Marinho de Recife de Fora é formado por recifes de corais, rica biodiversidade e algumas das mais deslumbrantes piscinas naturais da Bahia.
Só é possível chegar até lá com algum dos passeios de barco oferecidos na região, que só acontecem nos dias em que a maré está favorável, especialmente durante as luas nova e cheia.
Ao chegar lá, todos os turistas recebem instruções de como se comportar, além de informações sobre o local e sua vida marinha. O restante da visita é livre, permitindo que aproveite as águas cristalinas e mergulhe entre os peixinhos.
4. Praia Porto de Cima - Morro de São Paulo: discreta, calma e bela

As piscinas naturais da Praia Porto de Cima possuem belos tons de azul e verde, cercadas por uma densa mata verde e 700 metros de areia repleta de pedrinhas.
A praia é uma das mais vazias da região, então se mantém tranquila até mesmo em épocas de alta temporada. É ideal para dar mergulhos deliciosos e aproveitar o sol e a paisagem.
A Praia Porto de Cima não possui tanta infraestrutura, já que é emoldurada por grandes falésias e mata atlântica, por isso, leve o que comer e beber para usufruir da mesma.
5. Praia Papa Gente - Praia do Forte: umas das piscinas naturais mais profundas da Bahia

Com algumas das mais incríveis piscinas naturais da Bahia, que chegam até 7 metros de profundidade, a Praia Papa Gente é ideal para mergulhos com snorkel.
Diversas espécies marinhas e cardumes de peixes coloridos estão presentes e podem ser facilmente observados durante a atividade.
As piscinas se formam entre os recifes de corais da praia durante a maré baixa, com águas cristalinas e tranquilas cercadas por uma paisagem deslumbrante.
Além disso, a praia também é perfeita para relaxar, praticar caminhadas e aproveitar banhos no mar calmo.
6. Praia de Garapuá - Ilha de Tinharé: beleza única na praia e nas piscinas naturais

A Praia de Garapuá fica logo depois da Praia do Encanto (conhecida como Quinta Praia de Morro de São Paulo), com um manguezal as separando.
Para chegar até ela, é necessário um barco ou carro 4x4, que costumam proporcionar passeios até Garapuá.
A água das piscinas naturais de Garapuá é quentinha e tão transparente que é possível avistar os peixinhos sem snorkel, além de rasa, o que as torna ideais para banho e caminhar.
Destaque para dois bares flutuantes posicionados na maior das piscinas, que além de servirem bebidas e petiscos, também encantam e compõem a paisagem de maneira exótica.
7. Praia de Taipu de Fora - Barra Grande: piscinas naturais à beira-mar

As piscinas naturais da Praia de Taipu de Fora, em Barra Grande, são formadas entre os recifes de corais próximos à areia, oferecendo águas cristalinas em atraentes tons de azul, repletas de peixinhos coloridos.
Não é preciso pegar nenhum barco ou lancha para acessá-las, pois ficam à beira da praia.
Mergulhos com snorkel e máscara proporcionam uma experiência incrível, com deslumbrantes formações de corais e espécies marinhas visíveis até mesmo fora d'água, devido à transparência da água. As piscinas se formam na maré baixa, especialmente durante as luas cheia e nova.
A praia oferece algumas das melhores hospedagens da ilha, assim como restaurantes incríveis que servem os melhores pratos da culinária baiana.
8. Parque Nacional Marinho de Abrolhos: as melhores piscinas naturais da Bahia

O Arquipélago de Abrolhos está localizado a aproximadamente 70 quilômetros da costa baiana, e é formado por cinco ilhas vulcânicas: Siriba, Santa Bárbara, Sueste, Guarita e Redonda, além do Recife dos Timbebas e o Parcel de Abrolhos.
As águas cristalinas das piscinas naturais de Abrolhos possuem profundidade de até 20 metros, dezenas de espécies de corais e uma rica vida marinha. Os chapeirões, corais em formato de cogumelo, são exclusivos de Abrolhos.
É possível mergulhar entre tartarugas, cavalos marinhos, moréias e diversos outros animais aquáticos nas piscinas naturais.
Entre os meses de julho e novembro, é possível realizar passeios de observação de baleia jubarte, que escolhem suas águas quentes para a reprodução.
9. Praia de Moreré - Boipeba: piscinas naturais ótimas para o banho

A Praia de Moreré, localizada entre as praias de Bainema e Cueira, é conhecida por algumas das mais fantásticas piscinas naturais da Bahia, que se formam ao redor de recifes durante a maré baixa e possuem águas calmas e cristalinas, repletas de espécies diversas de peixes. É preciso pegar um barco ou uma lancha para chegar até elas, por ficarem em alto mar.
Durante o passeio para as piscinas naturais de Moreré, você encontra barquinhos flutuantes de nativos, que oferecem drinks e bebidas para refrescar nos dias quentes e ensolarados.
Para engrandecer ainda mais o passeio, é possível realizar o mergulho esportivo tanto na praia quanto pelos passeios que passam por lá.
Agora que você conhece essas 9 piscinas naturais da Bahia, confira as piscinas naturais em Boipeba, para saber mais sobre alguns dos melhores lugares da ilha e possa planejar sua viagem sabendo exatamente o que aproveitar!
Comments