A festa de São Sebastião em Cova da Onça é uma das festas populares mais ricas da ilha de Boipeba, celebrando a cultura, a história local e tradições religiosas em uma só festividade.
Realizada anualmente no mês de janeiro, a cerimônia homenageia São Sebastião, o padroeiro da comunidade e defensor da humanidade contra a violência, a fome, a peste e doenças que afetam os animais.
Continue lendo para saber mais sobre todas as festividades de São Sebastião em Cova da Onça, incluindo a romaria marítima e a festa do padroeiro!

Um pouco da história da festa de São Sebastião
A festa de São Sebastião em Cova da Onça possui mais de 400 anos de história, e é profundamente ligada à fé e às tradições culturais do povoado. Foi trazida ao país pelos portugueses e rapidamente adotada pelas comunidades locais, especialmente lugares litorâneos como Boipeba, onde o santo é visto como protetor contra doenças, guerras e calamidades.
Cova da Onça se chama originalmente São Sebastião, devido à sua conexão com este santo, e adotou o nome devido à cova, ou gruta situada na região, onde reza a lenda, os jesuítas teriam se escondido dos tupinambás que lá viviam na época da colonização.
Sempre foi um povoado simples de pescadores que dependiam do mar para sua sobrevivência. A fé no padroeiro surgiu como forma de proteção e bênçãos relacionadas à pesca e à saúde da comunidade. A festa de São Sebastião em Cova da Onça tornou-se anual e sua importância para a ilha cresce a cada ano.

A festa de São Sebastião em Cova da Onça
A festa de São Sebastião oferece uma programação extensa que mescla religiosidade com diversão, além de também proporcionar experiências gastronômicas incríveis. A seguir, falamos sobre os principais pontos da celebração:
Preparativos religiosos
Os preparativos religiosos começam semanas antes da celebração principal, com a organização da comunidade e das atividades futuras feitas pelos moradores, devotos e líderes religiosos locais.
As novenas e missas homenageando São Sebastião são feitas durante os dias que antecedem as festas de Cova da Onça, onde os fiéis fazem orações e agradecimentos em um clima de muita união e espiritualidade.
Alguns dos preparativos são:
Novena de São Sebastião
Nove dias de orações e reflexões dedicadas ao padroeiro, orações e cânticos de louvor definem a novena, além de também incluir a leitura de passagens da Bíblia que falam sobre a vida de São Sebastião.
Missas preparatórias
Várias missas acontecem nos dias que antecedem a festa principal, com histórias que contam sobre a vida e as virtudes de São Sebastião, como sua fé, coragem e dedicação. Além de incluir bênçãos para os moradores de Cova da Onça, especialmente os pescadores.
Decoração da igreja de São Sebastião
A igreja onde acontece a principal cerimônia é adornada com belas flores, velas e bandeiras temáticas do padroeiro. Essa organização é feita por voluntários da comunidade, que demonstram toda a sua fé e devoção até mesmo na hora de preparar a festa.
Divulgação da festa
Os organizadores da festa e líderes religiosos da região batem de porta em porta, convidando os moradores a participarem das festividades, além de também usarem as redes sociais e cartazes para divulgação.
Confissões e bençãos
Muitos fiéis aproveitam para se confessar nos dias que antecedem as festas, além de receberem bênçãos específicas ao pedir pela ajuda de São Sebastião.
Preparação da procissão terrestre e marítima
Para a procissão terrestre, as ruas do percurso são decoradas com bandeiras, flores e fitas coloridas. Já a procissão marítima possui uma grande preparação de embarcações decoradas com temas religiosos e elementos da cultura local, além da imagem de São Sebastião, à qual o resto dos barcos segue durante a cerimônia.
Romaria Marítima de São Sebastião
A Romaria Marítima de São Sebastião acontecerá no dia 12 de janeiro de 2025, com embarcações decoradas com bandeiras, flores e elementos religiosos e tradicionais, navegando junto à imagem de São Sebastião em uma procissão pelo mar.
A procissão percorre as águas ao redor da vila de Cova da Onça, com as embarcações formando uma fila liderada pelo barco que carrega a imagem do santo. Cânticos, orações e louvores ecoam pelos fiéis durante todo o trajeto, intensificando a energia espiritual da cerimônia.
A Romaria Marítima ocorre para pedir proteção e bênçãos para os pescadores e suas famílias, que vivem e se alimentam do mar, o que torna a participação da comunidade muito forte e recorrente.
Festa de São Sebastião em Cova da Onça
A Festa do Padroeiro São Sebastião será realizada no dia 20 de janeiro de 2025, e é organizada para homenagear o santo padroeiro da região.
A festa é marcada por manifestações culturais que expressam as tradições afro-brasileiras, como a música e a dança, com forró e samba de roda. Além, também, da gastronomia especial da ilha.
Gastronomia de São Sebastião
A culinária da festa é resultado da gastronomia baiana e da cultura pesqueira da vila. Várias barracas e cozinhas comunitárias oferecem pratos deliciosos com ingredientes frescos e locais, especialmente os frutos-do-mar, demonstrando sua intensa conexão com o mar e com o seu santo padroeiro.
Alguns pratos típicos são a moqueca baiana, o acarajé e o abará, peixes e frutos-do-mar grelhados ou fritos, ensopados e caldos e sobremesas regionais como cocadas, bolo de tapioca, quindim e doce de leite.
As bebidas tradicionais também fazem parte da experiência, sendo oferecidas caipirinhas e batidas, cerveja, refrigerante e a água de coco que não pode faltar em um local paradisíaco como a Ilha de Boipeba!
Como chegar à Cova da Onça
Uma das formas de chegar à Cova da Onça é com o Passeio Volta à Ilha, que passa por várias praias e piscinas naturais, ficando cerca de 1h30 a 2h em Cova da Onça antes de partir.
Porém, para quem deseja focar totalmente na vila, o ideal é contratar algum dos transportes disponíveis na ilha: quadriciclo, lancha ou UTV, para ir de forma confortável e aproveitar a região ao máximo.
Agora que sabe como e quando acontecerá a festa de São Sebastião em Cova da Onça, confira sobre as profissões marítimas em Boipeba para entender melhor as tradições que compõem a riqueza cultural da ilha e saber ainda mais sobre as festas!
Comments