Você sabia que é possível explorar praticamente todas as praias de Boipeba a pé? Seja fazendo uma caminhada que começa pela vila ou de uma praia para a outra, você pode se locomover exclusivamente a pé e explorar cada cantinho dessa ilha incrível. Continue lendo e veja todas as nossas dicas sobre esse meio de locomoção.
Assim como a vizinha Morro de São Paulo, em Boipeba não circulam carros. Por isso, as opções de transportes, além da caminhada, são os quadriciclos e o trator. Se você prefere não andar a pé, esses transportes são uma boa pedida.
Apesar da ilha ser grande, ela é bem plana, o que facilita a caminhada. O tempo médio de percurso de uma praia para outra é entre 20 a 30 minutos e para conhecer a vila uma hora de caminhada é o suficiente.
Certamente caminhando você conseguirá explorar Boipeba de um ângulo privilegiado, além de apreciar as praias paradisíacas e as paisagens naturais incríveis pelo caminho, no seu próprio tempo. Portanto, essa é a melhor forma de se locomover na região se você quer ter um contato ainda mais intenso com a natureza.
Confira a seguir onde é melhor se hospedar para fazer tudo a pé, um bom roteiro para conhecer as praias em um dia caminhando, outras alternativas de como se deslocar em Boipeba e passeios imperdíveis.
Melhor local para ficar em Boipeba
Para se locomover a pé, as melhores regiões para se hospedar em Boipeba são dentro da Vila (conhecida como Velha Boipeba) e nas suas proximidades, como na praia Boca da Barra.
A vila é pequena, então qualquer pousada ou hotel que você escolher estará próximo ao comércio local, bares e restaurantes. Dessa forma, você poderá explorar Boipeba a pé.
Além disso, ao se hospedar na vila você terá fácil acesso a pé para a praias como a Boca da Barra, Outeiro, Praia da Cueira, Praia de Tassimirim, entre outras.
Uma outra região para se hospedar é na Praia de Moreré, porém é bem afastado da vila principal e indicado apenas para quem quer ter um maior contato com a natureza e ficar mais isolado. É possível se locomover a pé se hospedando por lá, mas se você pretende ir até a vila de Boipeba prepare-se para andar bastante ou ir de trator ou quadriciclo.
Roteiro de praias em Boipeba para conhecer em um dia a pé
Separamos um roteiro para você explorar as belíssimas praias de Boipeba a pé em apenas um dia.
Para iniciar o dia, faça uma caminhada da vila até a Praia Boca da Barra, que conta com uma boa infraestrutura e um mar calmo, delicioso para banho. Em seguida, continue caminhando pela areia e conheça as praias de Outeiro e das Pedrinhas, ambas são lindas e na Praia das Pedrinhas poucas vezes há gente.
Continuando o seu roteiro para explorar Boipeba a pé, siga por uma linda trilha de Mata Atlântica até a Praia de Tassimirim, que possui águas cristalinas e piscinas naturais na maré baixa.
Depois de Tassimirim, caminhe mais um pouco até chegar à Praia da Cueira, onde você poderá fazer uma parada para almoço e degustar a melhor lagosta de Boipeba, no famoso Restaurante do Guido.
Após almoçar e aproveitar a praia da Cueira, que é rodeada de coqueiros e possui um mar delicioso para banho, siga caminhando até chegar à Praia de Moreré. Aqui a caminhada vai exigir um pouco mais de esforço, pois será necessário realizar a travessia do pequeno Rio Oritibe, além de uma linda caminhada em meio a coqueiros centenários por dentro da fazenda.
No caso da maré estar cheia, priorize atravessar o rio nas pequenas embarcações que estão por lá, além de baratinho, é muito mais seguro pois o rio apresenta muitas ostras cortantes.
Chegando em Moreré você irá se surpreender com as águas quentinhas e azuis. No começo a praia é mais tranquila, com poucas pessoas, mas se continuar caminhando chegará à vila, que possui melhor estrutura para fazer uma parada.
Além disso, na vila, poderá pegar um barco e conhecer as famosas piscinas naturais de Moreré.
Se ainda tiver disposição, siga caminhando por mais 30 minutos até chegar à bela Praia de Bainema, que possui um cenário lindíssimo. Por fim, volte para Moreré e pegue um trator ou um quadriciclo para retornar para a vila Velha Boipeba. Se optar por voltar caminhando, lembre-se: a maré precisa estar baixa.
Outras formas de locomover em Boipeba
Se você não é muito fã de caminhadas ou o tempo está curto, saiba que existem outras maneiras de se locomover em Boipeba.
Na vila, você encontra pontos de trator e de quadriciclo, que levampara todas as praias de Boipeba, inclusive Moreré. Esses pontos são facilmente encontrados, pois existem placas na vila indicado onde eles ficam.
O trator geralmente faz o trajeto entre a Vila de Boipeba e Moreré. O valor é cerca de R$15,00 por pessoa, no entanto, ele só funciona se tiver a quantidade mínima de 6 passageiros.
Já o quadriciclo, é usado para se locomover tanto para as praias de Boipeba, quanto da vila para Moreré. No entanto, o valor é mais alto, para Moreré, por exemplo, o valor é a partir de R$25,00 o trecho por pessoa. Cabe ressaltar que não há aluguel de quadriciclos, os veículos são pilotados pelos moradores da ilha.
Vale a pena utilizar esses meios de locomoção se você tem pouco tempo na vila e quer conhecer o máximo possível de praias da região.
Passeios imperdíveis em Boipeba
Uma outra maneira de se deslocar em Boipeba é por meio dos passeios. Alguns você fará de barco, outros de canoa ou por trilhas.
Um dos mais famosos é o Volta a ilha de Boipeba, que passa por praias lindíssimas, piscinas naturais e paisagens incríveis. O passeio dura o dia inteiro e vale muito a pena!
Outros passeios interessantes para incluir no seu roteiro são: Canoa Havaiana, trilha para Ponta dos Castelhanos, observação das baleias Jubarte, passeio de caiaque e bioluminescência, e passeio de canoa nos manguezais.
Como você pode perceber, conhecer Boipeba a pé é super possível. Portanto, mesmo que você faça passeios, não deixe de explorar a região caminhando também. Confira agora um post com dicas de onde se hospedar na ilha.
Comments