Como se proteger do sol sem correr riscos excessivos é uma das maiores dúvidas ao visitar destinos litorâneos.
A princípio, é muito importante seguir algumas recomendações básicas. Afinal, não é segredo o quanto as queimaduras podem ser dolorosas. Além disso, a exposição solar também causa problemas graves relacionados à saúde da pele.
Então, ao visitar um destino paradisíaco como Boipeba, é comum que surjam diversas oportunidades para conhecer as praias da região. Dessa forma, para assegurar que toda a viagem ocorra tranquilamente, vamos citar algumas dicas para te auxiliar a proteger a pele do sol.
5 formas de se proteger do sol corretamente
Existem muitos meios de se proteger do sol. É importante investir nas indicações que citaremos abaixo para garantir que todo o passeio não ocasionará problemas para a sua saúde. Vamos conferir algumas recomendações?
1. Use protetor solar e beba muita água
As duas maiores dicas são o uso de protetor solar e o consumo adequado de água. Para isso, o indicado é apostar em produtos acima de 30 FPS, além de optar por opções à prova d'água.
Por outro lado, como você deve imaginar, o consumo de água deve ser entre 2 a 4 litros, a depender do seu peso corporal. Isso garante um organismo saudável e uma pele protegida.
2. Invista em roupas com índice de proteção
Existem muitas atividades divertidas que podem ser praticadas na água. Porém, nem sempre podemos levar o protetor solar como é indicado.
Então, se o seu plano é aproveitar opções de lazer como o mergulho com snorkel ou o passeio de caiaque, por exemplo, as roupas com índice de proteção fazem toda a diferença. Existem diferentes modelos, o que pode ser ideal para qualquer faixa etária.
3. Tenha em mãos um creme hidratante
A nossa pele fica muito sensível quando estamos em destinos litorâneos. Isso porque a areia e a água do mar também podem piorar queimaduras.
Então, um creme hidratante também pode ser muito importante na missão de proteger a pele do sol. O ideal é manter o produto na mochila sempre que possível, utilizando-o no mínimo 2 vezes ao dia.
4. Invista em guarda-sóis ou tendas
Um dia na praia é ainda mais gostoso quando podemos ficar relaxados, não é mesmo? De fato, na Bahia as temperaturas podem realmente ser altas em alguns períodos do ano.
Por isso, para aproveitar a melhor experiência em sua viagem, não deixe de verificar a possibilidade de alugar guarda-sóis ou tendas. Assim, você poderá passar um dia inteiro na companhia do mar.
Essa é uma das melhores medidas para se proteger do sol em dias muito quentes.
5. Evite a exposição solar em períodos críticos
De fato, existem períodos do dia onde a exposição solar pode ser ainda mais agressiva com a nossa pele. Segundo especialistas, o indicado é evitar a exposição direta entre os horários das 10h da manhã até as 16h da tarde.
Obviamente você poderá ir à praia e fazer as atividades normalmente. Porém, bonés, guarda-sóis e protetor solar são ainda mais indispensáveis nesses momentos.
Como se proteger do sol pode impactar na qualidade da sua viagem?
De fato, quando ficamos com a pele queimada pelo sol, consequentemente impacta em nosso conforto durante o passeio.
Por exemplo, imaginando que as temperaturas queimem seus braços no segundo dia de viagem, o roteiro pode ficar comprometido. Isso porque mesmo utilizando protetor solar, após as queimaduras a pele fica sensível. Por isso, se expor ao sol ou até mesmo ao mormaço, pode desencadear sintomas de dor e queimação no local afetado.
Além disso, existem outras situações que apresentam riscos, como a insolação solar. Então, levando tudo isso em consideração e, pensando principalmente na saúde, é fundamental pensar em formas de como se proteger do sol durante a sua viagem, independente de qual seja o destino.
Isso irá permitir que tudo ocorra com tranquilidade, desde as visitas às praias e trilhas. Por fim, te convidamos a ler o próximo artigo onde serão mostrados alguns passeios imperdíveis para fazer na nossa ilha de Boipeba.
Comentários