Praias de Boipeba
A Ilha de Boipeba possui algumas das melhores praias da Bahia. São 20 quilômetros de extensão litorânea, divididos entre as praias Boca da Barra, Praia do Outeiro e das Pedrinhas, Praia de Tassimirim, Praia da Cueira, Praia de Moreré, Praia de Bainema e Ponta dos Castelhanos.
Home > Conheça Boipeba > Praias de Boipeba
As praias da Ilha de Boipeba são ideais para os visitantes que buscam sossego e que vêem na natureza uma ótima opção de lazer.
Longe do agito das grandes áreas urbanas, as praias da ilha oferecem aos turistas dias maravilhosos em um ambiente de preservação natural.
Os 20 quilômetros de extensão litorânea da Ilha de Boipeba se dividem entre as praias Boca da Barra, Praia do Outeiro e das Pedrinhas, Praia de Tassimirim, Praia da Cueira, Praia de Moreré, Praia de Bainema e Ponta dos Castelhanos.
Vamos conhecê-las melhor?
Praia Boca da Barra
Boca da Barra é a primeira praia da Ilha de Boipeba e conta com uma boa estrutura para receber os visitantes. É lá que se concentram a maioria das pousadas e barracas de praia especializadas no preparo de comidas típicas da região.
A Praia da Boca da Barra é uma das mais requisitadas, além de ser uma das mais próximas da vila de Boipeba.
Além de tudo, esta praia possui uma beleza diferenciada, pois é aqui onde o rio do Inferno se encontra com o mar, o que resulta numa bela fusão de cores nas águas do mar e do rio. Com essa diversidade, os banhistas podem escolher entre desfrutar da água doce ou da salgada. A parte de água doce é mais calma, enquanto nas águas do mar o banho acontece entre ondas pequenas e médias.
No entardecer as barracas da Boca da Barra se preparam para receber os visitantes que vem assistir o maravilhoso pôr do sol de Boipeba. Esse é um dos lugares preferidos na ilha para curtir o lindo espetáculo que inclui uma vista privilegiada dos morros Sapucaitava e Piraguyra e sua bela vegetação nativa.
A Boca da Barra é uma ótima opção para os dias que você não quer andar muito. Então é só desfrutar de uma boa praia perto de diversas opções para degustar alguma comidinha ou beber bons drinks.
A praia também serve como ponto de referência para as saídas dos passeios de barco e para a prática de esportes náuticos.
Praia do Outeiro e das Pedrinhas
Outeiro é a continuação da praia da Boca da Barra, só que numa versão muito mais tranquila. Sua areia em algumas partes é de cascalho, porém em outras, é branca e fofa, e na sua orla há muitos coqueiros embelezando a paisagem. Por aqui você também vai encontrar ótimas pousadas na beira do mar.
A praia de Outeiro é uma excelente opção para aquele banho refrescante, suas águas são calmas e na maré baixa formam algumas piscinas naturais, uma delícia!
No final da Praia do Outeiro há uma pequena trilha e no meio dela encontra-se uma prainha com variedades de pequenas pedras no lugar da areia, é a Praia das Pedrinhas. Escondida e que quase sempre deserta, é ideal para quem quer produzir aquela foto diferenciada.
Praia de Tassimirim
A praia seguinte é a Praia de Tassimirim. Nela existe um extenso e lindo conqueiral em meio a muitas amendoeiras, uma longa faixa de areia e um belo mar de águas calmas e cristalinas. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais entre os recifes que cercam a praia.
A Praia de Tassimirim é um dos principais pontos de desova das tartarugas marinhas na Ilha de Boipeba, e também excelente para a prática de mergulho esportivo (snorkel) pela sua rica vida marinha.
Apesar de ser uma praia sossegada, há algumas barracas de praia, como a barraca Tassimirim, que serve lagostas, bobó de camarão, ensopados de peixes e saborosos petiscos. Delícias que valem à pena experimentar!
Praia da Cueira
A Praia da Cueira é uma das mais belas praias da Ilha de Boipeba, com uma enseada de areias claras e enorme extensão de coqueiros muito bem preservados, agrada todos seus visitantes com a sua bela paisagem.
O mar é delicioso e cristalino, calmo e com pequenas ondas.
Na Praia da Cueira é servida a famosa lagosta regada à manteiga e banana da terra, prato típico da ilha e cujo tempero vem do tempo dos ancestrais tupinambás. O restaurante é o famoso Guido da Lagosta, do Sr. Guido e sua esposa Dona Eliana. No início era só uma rústica barraquinha conhecida pela sua saborosa lagosta, mas hoje se converteu em um ótimo restaurante.
No final da praia da Cueira está a foz do rio Oritibe, um recanto especial cercado de coqueiros e mangezal em suas margens. O acesso a praia de Moreré se dá atravessando este rio, mas cuidado, sempre vá calçado e na maré baixa, por isso é muito importante ficar de olho nas marés.
Praia de Moreré
Eleita a 4ª praia mais bonita do Brasil pelo Guia Quatro Rodas em 2012 e 2014.
A Praia de Moreré é a mais procurada pelos turistas que chegam à Ilha de Boipeba.
Uma enseada de águas tranquilas com recifes de corais onde se formam várias piscinas naturais na maré baixa e grande variedade de peixes, é o local ideal para a prática do mergulho.
As famosas piscinas naturais de Moreré se formam em alto mar e para chegar até elas, os turistas precisam pegar pequenos barcos que partem da praia.
Um banco de areia permite longas caminhadas pela praia durante a maré baixa, um convite a conhecer o pequeno vilarejo de Moreré e suas barracas de palha e madeira. Elas servem o tradicional prato de moqueca de camarão com banana da terra à beira do mar, um requinte rústico e inesquecível.
Também é possível ficar hospedado em Moreré, há diversas opções de hospedagem como campings e pousadas. Por lá é possível escolher entre uma hospedagem à beira-mar ou mais adentro na vila.
Praia de Bainema
No final da Praia de Moreré tem uma trilha repleta de diferentes tipos de árvores frutíferas e que conduz os visitantes até a praia de Bainema. O percurso total é feito em aproximadamente 15 minutos de caminhada e é um espetáculo à parte. Nas margens da trilha é possível se deparar Guaiamuns em seu habitat natural, é só ficar de olho nos muitos buraquinhos onde eles vivem. É um belo cenário que conquista os olhares antes da chegada na praia.
Bainema é uma praia extensa e deserta, inclusive na alta temporada. Dotada de vasto coqueiral e vegetação densa, seu mar tem águas tranquila e com pequenas ondas. Durante a maré baixa formam-se piscinas naturais.
Os Coqueiros "gêmeos" são uma atração à parte e vale uma bela foto com eles. Na área que possui fundo de areia, a pesca de peixes e camarões-pistola com redes de arrasto movimenta a economia local, que direciona a produção para Valença.
Ponta dos Castelhanos
Ponta dos Castelhanos é uma praia quase toda deserta. Possui um extenso e lindo coqueiral, recifes de corais que formam piscinas naturais na maré baixa e uma bela moldura de manguezais. Trata-se de uma das praias mais bonitas do Brasil e como se não bastasse tanta beleza, no fundo das suas águas repousam até hoje os restos do navio espanhol "Madre de Dios", naufragado nos primeiros anos da história do Brasil. É precisamente daí que vem o nome do lugar.
Dependendo das condições do mar, é possível avistar o navio num mergulho.
Sua infraestrutura é mínima, com barracas rudimentares num pequeno trecho da praia onde está a foz do rio Catú. Elas servem deliciosos pastéis de frutos do mar, não deixe de degustá-los!
A praia chama a atenção também por ser um importante ponto de mergulho e desova de tartarugas marinhas na Ilha de Boipeba.